Versatilidade cultural

Soul of Gold – Resgatando os cavaleiros de ouro


Soul of Gold é a nova animação que está rolando de Cavaleiros do Zodíaco. Sem muitos spoilers, trata-se de uma aventura solo dos doze cavaleiros de ouro originais (Os que, Seiya e seus amigos, enfrentaram na épica batalha das doze casas).

Falando ainda da saga das doze casas, a impressão passada, muitas vezes era de que os cavaleiros protegidos pelas constelações dos signos do zodíaco, não eram tão protetores de Atena (De fato, alguns não eram mesmo). Tirando um ou outro, todos pareciam arrogantes e orgulhosos, devido a posição a qual ocupavam. E o protagonismo heroico, recaía-se (Obviamente), aos cavaleiros de bronze.

Ainda falando do clássico,nas sagas de Asgard e de Poseidon (E deixo claro, falando de anime e mangá, mesmo que, neste último, não haja a primeira batalha em Asgard), os cavaleiros de ouro não se fizeram presentes, perante a importância hierárquica que lhes exigia.

Aí vocês podem dizer: “Certo, mas não se fizeram presentes, devido ao fato do Mestre Ancião estar zelando por um bem maior, por conta da batalha contra Hades, que estava para se anunciar e, assim, fazia-se necessário que os golds permanecessem no santuário”.

Correto!

Mas para quem acompanhou o anime clássico na época da Manchete e até mesmo na Band e não teve acesso aos mangás na época em que foram trazidos pela Conrad, esta informação de Hades, praticamente não existia.

E foi justamente na saga da divindade do submundo que os cavaleiros de ouro tiveram seu destaque merecido, como justos defensores de Atena (Ainda que alguns mais e outros menos).

Não irei mencionar o catastrófico Ômega. Não mesmo.

Mas foi, na minha opinião, em Lost Canvas (Original e Gaiden), que vimos realmente qual o verdadeiro papel em ser um cavaleiro de ouro. E deixo bem claro que, defino, “verdadeiro papel”, na conjunção geral em termos doze cavaleiros, muito bem construídos, defendendo Atena e a Terra.

Os cavaleiros de ouro de Lost Canvas

Os cavaleiros de ouro de Lost Canvas

Agora, na nova animação, Soul of Gold, tenta reconstruir (Ao meu ver, de modo convincente), esta atmosfera de protetores de Atena e do mundo, em torno dos doze cavaleiros de ouro. Esta nova série pode não ter uma trama tão profunda, e pode ser uma alavanca para vender os novos cloth myths dos cavaleiros e suas armaduras divinas, mas, ao que se propõem, convence e convence bastante. Sem dúvidas, por exemplo, é a redenção do cavaleiro de Câncer, Máscara da Morte e, de, finalmente vermos Saga de Gêmeos lutando com garras e dentes ao lado de seus companheiros.

Tio Máscara mitando com sua armadura divina

Tio Máscara mitando com sua armadura divina

Soul of Gold está em andamento e, você pode acessar a animação oficial gratuitamente, legendado em português, clicando aqui.


Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado.