Versatilidade cultural

Halloween: Jack da Lanterna + abóboras nerds


O costume de fazer as tradicionais lanternas de Halloween foi levada por imigrantes da Irlanda para os Estados Unidos. Originalmente, a tradição fazia os irlandeses acender velas dentro de nabos, devido a lenda de Jack Miserável, que viera a ser conhecido como Jack da Lanterna.

 

A história conta que, Jack, que já tinha a alcunha de “miserável”, por não ser uma das melhores pessoas do mundo, cruzara muitas vezes com o diabo e enganara o próprio, diversas vezes. Em um de seus truques, Jack, fizera o diabo prometer que não levaria sua alma, caso ele morresse. E então, Jack, que gostava de uma beberragem, morreu. E nem Deus aceitou o cara no céu, por conta de sua patifaria enquanto vivo. Porém, o diabo havia de cumprir sua promessa de não levar sua alma. O capiroto, então, decidiu fazer com que a alma de Jack vagasse eternamente pela escuridão da noite, apenas com uma queima de carvão para iluminar seu caminho.

 

Reza a lenda que, Jack , colocou o carvão dentro de de um nabo esculpido e tem vagado pela terra, desde então. Na Irlanda, o povo começou a esculpir batatas e nabos com carrancas assustadoras, ao qual deixavam pendurados nas portas e janelas para espantar os maus espíritos.

 

Assim começou a tradição que, evoluiu com o passar do tempo e se transformou nas conhecidas abóboras de Halloween, típicas do festival norte-americano.

 

E é claro que, hoje, todos querem fazer uma abóbora mais legal que a outra, englobando diferentes assuntos, inclusive a temática nerd.

 

Aqui, você pode ver alguns dos exemplos mais legais:

IMG_1122

dragao

allofem

 

BB-8 já ganhou sua versão de Haloween

BB-8 já ganhou sua versão de Haloween

Pumpkin carving

Todos somos abóboras Groot!

Todos somos abóboras Groot!

Indy

pumpkin-6

pumpkin-cthulhu

pumpkin-11

pumpkin-bruce-banner-and-hulk

 

E aí, gostou do conteúdo? Curta o Nerdiando!